Seus alunos se queixam de dores nas costas?

Incrível o que a estatística prevê: “90% da população brasileira terá dor nas costas pelo menos uma vez na vida”. 

Seus alunos se encaixam nesta estatística? Por que isto vem acontecendo?

São inúmeras as causas que podem gerar dores nas costas, ficar sentado muitas horas, uso de smart phones, alterações posturais, sobrepeso, sedentarismo e até mesmo a alimentação pode influenciar na saúde da coluna.

“O peso de se olhar para o celular”

Esta imagem mostra uma ideia da sobrecarga que impomos à nossa coluna quando simplesmente baixamos a cabeça para utilizar o smartphone. Quando saímos do nosso eixo, nosso centro de gravidade se altera e consequentemente geramos maior esforço para nos mantermos eretos. Isso gera alterações em nossa postura e exige uma reorganização de todo corpo, que ao longo do tempo cobrará seu preço.

Você consegue imaginar o que acontece em todo corpo do seu aluno quando ele fica mal sentado, trabalhando por horas no computador? 

Basta uma espiadinha na figura para lançarmos luz às repercussões deste hábito. Até mesmo as funções dos nossos órgãos como pulmões e coração são afetadas.
Quando aumentamos nosso peso, comemos inadequadamente e deixamos de hidratar bem nosso corpo, nossa coluna, que é o eixo do nosso corpo, sofre muito com isso. 

A musculatura que sustenta nossa coluna precisa de nutrientes, combustível, para exercer sua função. Os discos intervertebrais precisam de água para sua hidratação e conservação de suas propriedades e função e inclusive para manter o espaço adequado entre as vértebras, o que impede o atrito entre duas superfícies ósseas e a formação dos “bicos de papagaio”.

Estas são apenas algumas, das inúmeras situações que podem trazer danos à nossa coluna, como dores e diminuição de mobilidade e flexibilidade. 

Ok, já sabemos de tudo isso, e agora? O que podemos fazer com as dores deles?

Assim como é um “conjuntinho” de ações – ou a falta delas-, que gera todas as alterações que falei – e consequentemente as DORES, também será um combo de ações que reverterão o quadro geral do seu corpo.

1ª parte – Comece logo! 

Um colega meu da época do hospital me dizia o seguinte: ” Vamos tratar o que pode matar primeiro”. Forte né?! Trago para os dias de hoje como uma metáfora para atacarmos o que mais incomoda seu aluno hoje.

Vamos começar pela dor. Com a terapia manual de LIBERAÇÃO MIOFASCIAL (mio=músculo, fascial=fáscia, tecido q recobre todo nosso corpo) é possível obtermos uma melhora significativa da dor já numa primeira sessão. A partir daí, ao longo das sessões vamos auxiliando a reorganização estrutural através da liberação de pontos de tensão em todo corpo. A LIBERAÇÃO DO TECIDO FASCIAL liberta o corpo para reconquistar o alinhamento postural e para que os movimentos sejam mais fluidos e com menos desgaste.

Na minha prática diária a combinação da LIBERAÇÃO MIOFASCIAL com ATIVIDADE FÍSICA BEM ORIENTADA funciona muito bem como tratamento das dores de coluna, devolvendo ao aluno/paciente qualidade de vida livre de dor.

E uma AVALIAÇÃO POSTURAL feita de forma INTEGRATIVA – olhando para o todo da pessoa – pode ser um grande diferencial na saúde do seu aluno.

Quer saber mais a respeito?

Inscreva-se e receba nossos conteúdos!

[contact-form-7 id=”1409″ title=”Cadastre-se em nossa lista”]

2 comentários em “Seus alunos se queixam de dores nas costas?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *