Liberação Miofascial Integrativa Método Kisner

O que é o Método Kisner de Liberação Miofascial Integrativa?

Liberação Miofascial Integrativa é uma terapia manual aplicada de forma sequencial, seguindo os Trilhos Anatômicos de Thomas Myers.

Diante dos novos conceitos de que nossa anatomia é conectada, precisamos mudar nossa forma de tratar os nossos pacientes.

Você já parou pra se perguntar como, muitas vezes uma dor na cervical pode ter relação com a posição do pé do seu paciente?

E o que acontece é que muitas vezes fazemos um maravilhoso trabalho na região dolorosa e muitas vezes, após um tempo, a dor volta. Isso porque precisamos também identificar as causas das dores dos nossos pacientes.

Para que isso seja feito de forma eficaz, precisamos nos apropriar destes novos conhecimentos e a partir disso desenvolvermos novas estratégias de tratamento para nossos pacientes.

Passamos a exercer um papel mais investigativo, entendendo que as tendinites, bursites, hérnias de disco e tantas outras patologias, são somente sintomas e que é muito importante não nos contentarmos com estes diagnósticos reducionistas e olharmos para a estrutura do corpo do ser humano e também para sua estrutura emocional.

Pois sim, nossas emoções também moldam nossa postura física.

Um autor que gosto muito, Stanley Kelleman, descreve isso com maestria em seu livro Anatomia Emocional, recomendo a leitura.

Questões como quais fatores moldam nossa postura física, tensegridade e anatomia conectada nos ajudam a sermos mais assertivos em nossas abordagens terapêuticas e a sairmos do papel de tratador de sintomas para efetivamente auxiliarmos e atuarmos no caminho da cura dos nossos pacientes.

Sim, é um caminho, e de posse desses conhecimentos podemos conduzir nossos pacientes para uma vida livre de dores e limitações.

Uma questão bem importante, com o conceito de tensegridade, é que na realidade, quem dá a direção para nossos ossos são os cabos miofasciais.

A primeira vez que li isso no livro Trilhos Anatômicos de Thomas Myers, fiquei bastante animada e pensei – então através da Liberação Miofascial Integrativa, além de aliviar a dor dos meus pacientes é possível mudar a estrutura postural e também prevenir reincidências e outras lesões? Uau! Um universo de possibilidades se abriu a partir deste momento.

Pratiquei muito e desenvolvi uma forma de trabalhar com o tecido fascial, combinando o conhecimento científico sobre estes novos conceitos e os resultados que fui obtendo.

Percebi que é necessário estar presente durante as sessões e sentir através do toque a densidade deste tecido, perceber se houve modificação ou não com minha abordagem e alterá-la se for necessário.

Muito mais que uma técnica, a Liberação Miofascial Integrativa – Método Kisner, tem uma visão e atuação sistêmica e podemos dizer que é um método orgânico, diminuindo e até mesmo zerando a necessidade e consumo desenfreado de medicamentos analgésicos.

Muitos me perguntam sobre a dor durante as manobras e para falar sobre isso será necessário um outro artigo. Porém, gosto de ressignificar esta questão convidando meus pacientes a pensarem que o que estão sentindo é o processo de saída de uma dor que já está ali. E a partir desta saída… espaço, liberdade, saúde e leveza.

Resultado gente, sempre fui aficionada por resultados, e a partir deste pensamento integral consegui finalmente os resultados que eu desejava para meus pacientes.

Então comecei perceber com mais clareza como eu fazia a Liberação Miofascial, e vi que além do pensamento sistêmico, aplico uma pressão, velocidade e tempo diferentes do que eu havia aprendido em outros métodos. Bingo, por isso também os resultados do Método Kisner são diferentes!

Comecei então, a desenvolver uma forma de ensinar todos estes conceitos e de como aplicar este método de Liberação Miofascial usando os Trilhos Anatômicos de Thomas Myers como mapas que guiam as minhas estratégias sistêmicas de tratamento.

Em 2016 lancei a primeira edição do curso, e já passamos da 25ª edição, capacitamos mais de 230 alunos e estamos indo para diversos estados levando estes novos conceitos e este novo paradigma para profissionais da área da saúde.

Este curso é voltado para profissionais da área da saúde que já perceberam esta necessidade de algo mais em seus tratamento, que buscam resultados e que querem ou já despertaram para a visão integral do ser humano.

Quer saber mais sobre como trabalhar integralmente seu paciente com esse método?

Inscreva-se no formulário abaixo e mantenha-se informada(o)

[contact-form-7 id=”1409″ title=”Cadastre-se em nossa lista”]

CLIQUE AQUI e conheça nossos cursos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *